segunda-feira, 31 de março de 2014

CREAS inicia planejamento das ações da Semana 18 de maio



Caminhada de 18 de maio de 2013

Na manhã desta segunda-feira, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS realizou reunião entre a equipe de funcionários, programando a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O CREAS possui equipe interdisciplinar e atende pessoas de todas as idades que sofrem qualquer violação de direitos, inclusive, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência contra idoso, violência contra a mulher, e tantas outras formas de violência.
Para a campanha de combate ao abuso e exploração sexual, o CREAS planeja realizar neste ano, audiência pública, abertura oficial com seminário, mobilizações em bairros e distritos do município de Caicó, caminhada e roda de conversa em rádios da cidade. 

Foto - CREAS
Anna Jailma/ Equipe CREAS

sexta-feira, 14 de março de 2014

CREAS realiza II Etapa de Capacitação e Integração da Equipe








Nos dias 10 e 11 de março, o CREAS realizou a segunda etapa de Capacitação e Integração da Equipe Técnica do CREAS, tendo como ministrantes a Assistente Social Sayonara Dias e o Coordenador do CREAS, em Natal, RN, João Cândido.
A capacitação envolveu discussão sobre FORÇA/FRAQUEZA/OPORTUNIDADES/AMEAÇAS no desenvolvimento do trabalho, além da realização do Plano de Ação CREAS para o ano de 2014.

CREAS integrou Manhã Carnavalesca





A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social - SEMTHAS, reuniu CREAS, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, em Manhã Carnavalesca dia 26 de fevereiro.
Com muito frevo e marchinhas carnavalescas, os usuários de todas as idades vivenciaram uma manhã de muita alegria e integração com a equipe SEMTHAS.

SEMTHAS realizou capacitação de toda equipe




Em fevereiro, o CREAS Caicó RN participou de capacitação durante três dias, no Centro Administrativo de Caicó. Uma troca de experiência válida e necessária entre todos que fazem a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
I Capacitação de Equipe Técnica e Conselheiros dá Política de Assistência Social reuniu todos os profissionais da rede socioassistencial com objetivo de expor os programas e serviços, favorecendo a integração, socialização e sobretudo, o fortalecimento da articulação em rede.


Equipe CREAS

quarta-feira, 12 de março de 2014

CREAS integra Campanha de Respeito a Mulher



O carnaval de Caicó contou neste ano com um bloco que destaca o respeito a mulher. Trata-se de uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Cáritas Diocesana, Pastoral da Criança, SEAPAC, SINTE Regional de Caicó, Aldeias SOS, Associação das Empregadas Domesticas e Defensoria Pública.
O bloco Respeito a Mulher, abriu o carnaval de Caicó, na tarde de 26 de fevereiro, junto ao Bloco do Magão, com o Camburão da Alegria. A campanha intitulada de  “Respeito à Mulher. Esse é meu bloco em Caicó” teve encerramento em 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, com caminhada acompanhada pelo Bloco do Magão pelas ruas da cidade, com concentração na Praça Dr. Jose Augusto. 
CREAS
O CREAS esteve integrado a campanha, participando das reuniões para decisões sobre o trabalho, bem como, no próprio desenvolvimento da campanha, que se estendeu até 08 de março. 
A campanha incluiu articulações nas escolas e entrevistas nos meios de comunicação, além de fotografias na moldura padrão da campanha, divulgadas nas redes sociais.

Fotos - Divulgação
Anna Jailma/Equipe CREAS







CREAS visita SEMTHAS na capital



Em 24 de fevereiro, representantes do CREAS, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Caritas, estiveram em Natal, vivenciando o atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.
Na oportunidade, houve visita a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, de Natal, bem como, a Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência Doméstica com Risco de Morte.
Conforme Aldenoura Mafra, assistente social do CREAS, a visita proporcionou a troca de experiências. “Esta visita foi muito válida por ter favorecido a troca de experiências; onde podemos conhecer a dinâmica do atendimento já desenvolvido em Natal e Parnamirim, bem como, o projeto que viabilizou a Casa de Passagem”, disse a assistente social.
Nesta visita à capital, também esteve presente Edna Santiago, coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, de Caicó, RN, e Fabiana Silva, Coordenadora Diocesana da Caritas, buscando aprimorar conhecimentos que favoreçam a implantação de um projeto de Casa de Passagem para Mulheres, para o município de Caicó, RN. 

Equipe CREAS
.