quarta-feira, 14 de maio de 2014

CREAS inicia mobilizações de Combate ao Abuso e Exploração Sexual








O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, de Caicó RN, iniciou ainda em abril as primeiras ações em preparação a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Inicialmente aconteceu na Casa da Cidadania, capacitação da rede de Educação e Assistência Social, reunindo professores da rede pública e profissionais de outras instituições ou entidades, que trabalham com crianças e adolescentes. A capacitação teve objetivo de criar multiplicadores, para informar sobre o assunto em sala de aula; visto que, o acesso a boa informação, é uma das mais eficientes formas de combate a qualquer tipo de violência.
Na última segunda-feira, dia 12 de maio, pela manhã ocorreu coletiva de imprensa, na sede do CREAS, reunindo a mídia local com profissionais do CREAS, CRAS e Conselho Tutelar. A noite, também dia 12, houve Abertura Oficial da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Caicó RN; contando com apresentação cultural do Coral Canto Caá e Oficina de Cordel, da Associação União do Sobrado, e explanação da psicóloga Sandra Fernandes sobre os registros de violência sexual no município.
Ontem, dia 13, iniciaram as mobilizações, que irão prosseguir até o final de maio, abrangendo comunidades rurais e distritos do município. Ocorreu na tarde de ontem, mobilização  no bairro Frei Damião, de Caicó RN, com profissionais do CREAS e CRAS, realizando oficinas com crianças e adolescentes, e roda de conversa com mães e pais.  
Psicólogas, assistentes sociais e a coordenadora do CREAS realizaram roda de conversa, abordando a diferença entre abuso e exploração sexual, tipos de abuso sexual, formas de denúncia, apresentação do CRAS e CREAS com destaque para os trabalhos desenvolvidos e serviços oferecidos.
Na Creche Municipal Frei Damião, houve oficina lúdica com crianças de até 2 anos, intitulada de “Caminhando contra a Violência Sexual”, onde as crianças marcaram os pezinhos pintados em painel. Também houve contação de história com a “Cartilha de Prevenção de Violência Sexual na Infância”, apresentação de vídeo com o desenho infantil O Segredo. As oficinas foram realizadas por psicóloga, assistente social, pedagogas e orientadoras sociais do CREAS.
Na tarde de hoje, dia 14 de maio, a equipe do CREAS, junto ao Conselho Tutelar e CRAS, realiza mobilização na comunidade Barra da Espingarda. Amanhã, será em Lajinhas.
PROGRAMAÇÃO DE 16 A 28 DE MAIO: A tradicional Caminhada de Combate acontece na manhã do dia 16 de maio, saindo as 8h da Praça de Alimentação, com percurso pela Av. Cel. Martiniano, Rua Renato Dantas e encerramento na Praça da Alimentação.
Na manhã do dia 17, acontece blitz educativa pelas ruas de Caicó, e no dia D – 18 de maio, profissionais do CREAS irão participar de programas em rádios da cidade.
No Distrito da Palma, acontece mobilização a tarde, dia 27 de maio; e no dia 28, pela manhã, na comunidade Sabugi.
Todas as atividades da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Caicó, são registradas através de fotografias e filmagem, para realização de documentário sobre as ações e posterior apresentação em audiência pública, prevista para junho deste ano.

Fotos: CREAS

Equipe CREAS/Anna Jailma

Coral Canto Caá e Oficina de Cordel enriquecem abertura da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual





A abertura oficial da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, aconteceu em Caicó RN, dia 12 de maio, no auditório do Centro Administrativo, da Prefeitura Municipal. Na ocasião, houve apresentação cultural do Coral Canto Caá e Oficina de Cordel, da Associação União do Sobrado.
Com música regional e muita poesia, os poetas e integrantes do Coral, transmitiram mensagens de conscientização sobre a necessidade de combater a violência sexual e qualquer outro tipo de violação de direitos.


Fotos - Associação União do Sobrado de Pe. Guerra/Ceiça Medeiros

Equipe CREAS/Anna Jailma